segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Um toque de classe



Tem sido ventilado q há uma nova Classe Média em atividade, abrangendo, grosso modo, àqueles q os institutos de pesquisa com seus censos e surveys de fim de semana batizaram anteriormente como pertencentes às Classes C e D. Esse referido segmento da população equivale aos q, na última década, passaram da condição de pobreza, na qual apenas consumiam o suficiente para se manterem vivos e com potencial de trabalho (geralmente sem carteira assinada), a condição de incluídos na cultura de consumo, na qual frequentam Shopping Centers não apenas para namorar vitrines. Q estes cidadãos possuem um maior potencial de consumo é fácil de constatar em sentidos amplos e ambivalentes - basta lembrar q o País deixou de ter muita gente passando fome para ter um grande segmento populacional q corre risco de sofrer com os danos da obesidade. Mas seria justo rotular esse segmento de nova Classe Média?
Um ponto q parece fundamental para definir sociologicamente a categoria Classe Média é q seus “frequentadores” tenham posse de um determinado capital cultural incontornável, o tempo. Vejo algumas pessoas q deixaram de ser pobres e desfilam por aí com seus carros cujo modelo é trocado todo ano, com seus smartphones e tablets de última geração, suas novas moradias em bairros q podem ser considerados luxuosos com seus requintes de segurança, mas trabalhando de domingo a domingo para manter esse padrão de ostentação, alguns com  financiamentos e dívidas sempre por vencer.  No arriar das malas, quando viajam pra Buenos Aires ou Miami, assim q chegam já estão arrumando as malas pra voltar (claro q essas 24 ou 48h estarão amplamente registradas no Facebook e no Instagram) e possivelmente dizem: descansar é perda de tempo.

Se a antiga Classe Média se dava ao luxo de trabalhar dentro de um tempo planejado (levando em conta q boa parte dela vivia no cabide de emprego q a geração getulista herdou só pisando na repartição para receber o contracheque, mas também levando em conta os q trabalhavam no máximo dez meses e meio por ano, considerando férias e feriados, para aproveitar o mês e meio restante) essa nova Classe Média quase não pode se dar ao luxo de ter férias.  A única exceção q vai se configurando como possibilidade para  usufruir o “tempo” enquanto um capital cultural tornado exótico, está ao alcance dos oriundos da Classe Alta, totalmente incluídos na cultura de consumo, e  cujo ócio pode ser criativo ou não. Por outro lado, os q são chamados de párias e de marginais, (muitas vezes sobrevivendo em situação de vulnerabilidade), pelo gradual enxugamento do mercado de trabalho não sendo candidatos a inclusão econômica, pelo menos não no mercado formal, são os q mais trabalham. E pelo q temos visto, pra ser um marginal de longa durabilidade no Brasil (q não se confunda esse sobrevivente com os malandros de terno e gravata q circulam por aí) é preciso trabalhar muito, sem tempo pra pensar no valor do relógio ou no sentido da Classe na qual são incluídos por terceiros.


4 comentários:

  1. Tom o Jsssé de Souza tem apontado nessa direção...

    ResponderExcluir
  2. Beleza Marcus, se vc puder me passar algum material dele nessa linha vai ser uma boa. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha Tom. Não seria a própria definição de "classe média" uma falácia de classe, um discurso ideológico? A classe consumidora é a classe trabalhadora. Estabilidade econômica gera acumulação de capital. Capital acumulado gera oportunidades de crédito. Oportunidades de crédito acelera o consumo. E tudo parece bem. Mas... eis que a bola de crédito é uma espiral de débito. Faz-se o "homo individadus", paga-se com a alma. "Please to meet you, hope you guess my name."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no frigir dos ovos eles dizem: "But what's puzzling you is the nature of my game"...

      Excluir