quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Rock and Roll não exige diploma, mas não é para todos!



Dizem que o Rock and Roll morreu, talvez seja verdade, mas perdura a ideia de que o R & R seja mais do que música, seja um estilo de vida. Ok, tem sentido, mas esse estilo de vida não é uma franquia que se acessa simplesmente a partir de um patamar de relativo sucesso. Tai o caso dos garotos da banda New Hit. Acusados de estupro, os caras da banda foram encaminhados pra um presídio como consequência de um estilo de vida no qual a falta de limites foi incorporada como bônus do relativo sucesso – e quem sabe como patamar para um suposto sucesso absoluto, lembrando que a galera da Bronkka, recentemente se envolveu em episódio de menor impacto, mas que guarda semelhanças no quesito quebra de limites.
Bom, antes de qualquer coisa, vale lembrar que quando o Rock and Roll surgiu, alguns músicos chegaram a ser acusados de satanismo e houve quem investisse na possibilidade. Mas a quebra de padrões sociais de comportamento ligados ao estilo estava configurada em outro modelo de cultura de massa. Nos anos 50/60 do século passado ser rocker era assumir uma postura política de oposição a um discurso estabelecido. Chuck Berry foi parar na cadeia por transar com uma adolescente ( ele foi condenado a 5 anos de prisão), mas deve ser ressaltado que esta última era uma adolescente branca num período no qual brancos e negros não deitavam na mesma cama – pelo menos não de forma que chegasse ao conhecimento público. Jerry Lee Lewis (primo de um futuro telepastor protestante, Jimmy Swaggart, que no auge da popularidade em 1988 foi flagrado com garotas de programa em um motel) viu sua carreira despencar depois que foi amplamente divulgado que ele estava num envolvimento sério com uma prima adolescente. Numa trama nelsonrodriguiana, a mídia não poderia deixar o “escândalo” passar em branco, pois naquele momento histórico o Rock and Roll ameaçava a estabilidade do sistema com suas transgressões de comportamento. Se hoje esses casos podem ser vistos como casos de pedofilia, seria anacrônismo julgar tais artistas como pedófilos, pois nos anos 1950 esse padrão de relacionamento etário era resquício da cultura na qual os relacionamentos eram verticalizados, em função das demandas do gênero masculino.
Hoje o cenário das relações é mais horizontalizado, pelo menos em tese, e quando os músicos da New Hit (hit pode ser traduzido como sucesso, mas também pode ser traduzido como porrada) são publicamente acusado de estupro – 9X2 num banheiro de ônibus não é simplesmente estupro, é curra! – não se deve fazer uma leitura de choque cultural, quebra de padrões tradicionalmente impostos, se deve perspectivar a falta de limites de pessoas despreparadas pra encarar seus 15 minutos de fama.  Se os caras da banda estão em busca de sucesso ou de porrada, só o futuro dirá, mas é incontestável que deitar e rolar, curtir um estilo de vida rocker exige mais do que um empresário esperto, exige saber que o mundo não é um mero parque de diversões, é um circo que pode pegar fogo se os palhaços começarem a rir da própria plateia.