sábado, 4 de agosto de 2012

Olimpíadas X Julgamento do Mensalão


Está rolando um jogo de difícil prognóstico, inicialmente em função do time favorito não ser o que joga mais bonito, busca o fair play ou tem uma aplicação tática que demonstra um coletivo unificado. O time favorito também não tem a maior torcida. Esse time é aquele que tem poder para ressignificar as regras do jogo de acordo com suas necessidades e desejos. Tal time sabe até perder quando isso é preciso, e muitas vezes o é. Seus gols são comemorados diante das câmeras, porém são comemorados muitos mais nos vestiários, melhor dizendo, nos bastidores.
Por outro lado, ao time antagonista, quase sempre está reservado o papel de cumprir a profecia de ser apenas um contraponto, uma referência. Mais é aí que o prognóstico do jogo pode se tornar amplamente imprevisível. Se o erro que a equipe antagonista comete é sentido menos como uma “falha por suas deficiências” do que como uma circunstância, consequência de específicas configurações da dinâmica de um jogo, a pressão psicológica sobre esse último time acaba sendo menor que sobre o primeiro. Menor na medida em que configurações são mais passíveis de mudança do que a chamada “natureza humana”. Nesse último caso a mudança é mais difícil - apesar da Indústria de fármacos psiquiátricos investir no contrário.
O que falta para viabilizar que a mudança deixe de ser uma mera possibilidade é que a maioria dos jogadores do time antagonista saiba dessa possibilidade, percebendo que se o ataque é a melhor defesa, recuar a bola e recomeçar a jogada pode ser o princípio de um contra-ataque letal. O grande gol é entender que as Olimpíadas e o Julgamento do Mensalão não  configuram um jogo entre dois times, mas duas faces de um único time defendendo e atacando. Essa é a cultura política no jogo da vida. Entender que a estratégia de ataque dominante nesse jogo se dá quando o time que faz uma leitura mais rigorosa das regras desse jogo se habilita a cavar os pênaltis com mais eficiência e a fazer gols com as mãos de acordo com sua leitura das regras. Cada vez mais, o time que não entrar em campo  ciente disso vai acabar fazendo que o prognóstico do jogo seja difícil, mas esperado.