sexta-feira, 1 de abril de 2011

VI - Idioleto*


O apresentador de um decadente programa de auditório estava nos bastidores cheirando a última fileira de cocaína antes de subir ao palco, quando foi comunicado que havia sido despedido. O motivo não foi citado, mas todos na emissora sabiam que ele estava tendo um caso com a namorada do seu diretor. O que todos também sabiam, é que seu diretor era gay.
- Então - gritou o apresentador diante do espelho -  por que isso agora, por que? Eu estou sendo dispensado depois de tantos serviços prestados por que? Tem alguém querendo o meu lugar ou isso é apenas mais uma jogada para manter as aparências, para manter o joguinho barato de algum mísero apostador? Tudo bem, tudo bem, mas eu pago pra ver, e quer saber?
Indignado e instigado, o apresentador dirigiu-se ao palco repassando  e remoendo tudo que como homem de comunicação, vinha pensando e sentindo nos últimos vinte anos. Rápido como um furacão, postou-se diante de uma platéia sempre previsível e detonou:

Boa noite!
Eu vou ser direto,
 assim mesmo em sentido contrário:
Ontem
eu disse palavras que nada dizem
apenas desdizem
enquanto criei frases que nada formam
no mínimo deformam
ontem.
Hoje
eu digo já, aqui e lá
e vocês devem estar pensando
que tudo não passa de
Idio ...idiotice...
 idioleto pessoal e coletivo,
tanto faz na China
quanto na esquina.
Pois eu sou
uma idio ... idio ...
idiotice semântica,
uma mentira maquiada num discurso elaborado
sentido contrário e quem sabe inverso
Direto. Lógico. Formal.
Alguém aí sabe o que é dissimulação?
Alguém aí quer ganhar uma fortuna pra ficar no meu lugar?
Alguém quer subir aqui pra ter tesão?
  Meu papel é idio ... idio ...
idiossincrático, sincrético,
manifesto em dialeto concreto
no ponto G da audiência
esse gado em festa
que Deus abençoou.

E pra quem preferiu não entender, ele disse ainda:
Vocês aqui, vão pra casa.
Vocês em casa, desliguem o aparelho.
O show acabou, a vida segue.
Muito obrigado!




No dia seguinte o comentário  da hora nos bastidores das telecomunicações era de que o velho programa de auditório com sua fórmula esgotada, mudara radicalmente  causando o maior frisson. Falou-se ainda que o amarelado apresentador que muitos julgavam as vésperas de uma aposentadoria, teve seu contrato renovado com salário nas alturas.  Falam até que ele já anunciou casamento com a ex-namorada do seu diretor. 



  * Fragmento de Universos Profanos


Nenhum comentário:

Postar um comentário