sexta-feira, 8 de abril de 2011

14 de Março*


    Não sou poeta, às vezes triste, às vezes alegre e quando não, minto. Não sei definir tristeza, nem alegria, apenas minto fazendo de conta que sou poeta. Minto com classe, com pompa, minto na cara da verdade com elegância, pois sou educado mesmo sem ter lido o Livro.
    Disseram um dia que eu seria político, advogado, profeta, mas como o emblema da palavra não bastou  pra fazê-la falar,  acordado decidi calado me dizer  poeta, pois não há verso longo mais eloquente que o silêncio curto nem há texto curto mais envolvente que o silêncio longo. Foi então que certa noite eles  trouxeram o Livro e lá estava escrito: “todo artista é um canibal, todo poeta é um ladrão”.
    Diante do silêncio o barulho fez sentido. Virei rebelde, virei travesso, virei pelo avesso, mas nem cheguei perto do efeito; meu verso não soava direito e pela sintaxe eu não tinha respeito, só que o branco pede o preto e  um fulano meio cego  me achou legal e um cicrano meio surdo me achou bacana: “eu não entendo o que você fala, nem discordo do que você diz, mas é realmente porque em você fala o poeta!”
    Entre espelhos imodestos senti repulsa pelo verso  desenhado por  minhas mãos e Eles ainda juraram  que tal sina era infinita. Se a carreira eu abandonasse  como  Poeta Maldito  me venderiam com sucesso, ou mesmo se dramaticamente  eu me matasse muitos aí facilmente achariam um poético suicídio. Em vez de eu virar poeta, a mentira virou verdade, eu, um profeta sem legado, mas cadê a felicidade? Minha vida  um poema trágico se tornou enquanto nem mesmo  cômico  meu verso soou. Será Deus o verdadeiro poeta e eu  fruto de sua imaginação? Ou será o Diabo aquele  que escreve através de minha mão?


* dia da poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário